Aumentar tamanho Diminuir tamanho Reset

CRBA

 

Hélio Manuel Marques Ramalho

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. 
No ano de 1993 ingressou na Escola Profissional de Música de Évora, completando o Curso de Nível 3 no ano de 1999.
No ano 2000 iniciou a Licenciatura em Trompete na Universidade de Évora, onde trabalhou com os professores Pedro Monteiro em trompete e com os professores Hugo Assunção e Laurent Rossi em Música de Câmara.
Nos anos de 2003 e 2004 dirigiu os cursos para jovens instrumentistas, “Reguengos Terras d´El Rei” realizado em Reguengos de Monsaraz. No ano de 2004 ministrou uma master-class para trompete em Óbidos.
No ano de 2005 foi convidado a actuar a solo com a Orquestrada Universidade de Évora, onde interpretou o Concerto nº 1 para Trompete e Piano de Shostakovich, sob a direcção do maestro Max Rabinovitch. No mesmo ano fez uma digressão a França com a orquestra da Universidade de Évora onde trabalhou com alguns importantes músicos Franceses, nomeadamente o compositor Jean Jacques Giraud e o solista internacional David Pasquier.
No ano de 2006 terminou a Licenciatura e a Profissionalização em Trompete.
Enquanto docente, leccionou a disciplina de trompete no Conservatório Regional do Alto Alentejo, Escola de Artes do Norte Alentejano e Conservatório Regional do Baixo Alentejo nos anos de 2007 e 2008. Dirigiu a classe de trompetes e música de câmara no 5º, 6º e 7º Curso para jovens Instrumentistas, realizados em Beja nos anos de 2007, 2008 e 2009.
Como freelancer tem colaborado com alguns artistas nacionais onde inclusivamente realizou algumas gravações discográficas.
Tem trabalhado com algumas orquestras, nomeadamente com a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Juvenil Cidade de Évora e Orquestra Ginásio Ópera. Colaborou também com a Orquestra Contemporâneus para a realização da obra “ História do Soldado” de Stravinsky, sob a direcção do maestro Cristhopher Bochman. Ao longo destes anos tem participado em master-classes e workshops de trompete com vários trompetistas, entre eles John Miller, Hakan Hardenberger, David Burt, Jorge Almeida, Reijer Dorresteijn, António Quítalo e José Augusto Carneiro.
Neste momento é professor de Trompete e Música de Câmara no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Conservatório Regional do Alto Alentejo. É membro do Quinteto de Metais do Algarve e do CRBA Brass Trio, com os quais tem actuado em Portugal e Espanha.
Encontra-se também a frequentar o segundo ano do Mestrado em Interpretação Musical, ramo trompete na Universidade de Évora.

 

 

Destaques

Apoiado pelo


AUTORIZAÇÃO DEFINITIVA DE FUNCIONAMENTO

Nº 1-EA/DREA/99 

Autenticação