Hélio Manuel Marques Ramalho

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense.
No ano de 1993 ingressou na Escola Profissional de Música de Évora, completando o Curso de Nível 3 no ano de 1999.
No ano 2000 iniciou a Licenciatura em Trompete na Universidade de Évora, onde trabalhou com os professores Pedro Monteiro em trompete e com os professores Hugo Assunção e Laurent Rossi em Música de Câmara.
Nos anos de 2003 e 2004 dirigiu os cursos para jovens instrumentistas, “Reguengos Terras d´El Rei” realizado em Reguengos de Monsaraz. No ano de 2004 ministrou uma master-class para trompete em Óbidos.
No ano de 2005 foi convidado a actuar a solo com a Orquestrada Universidade de Évora, onde interpretou o Concerto nº 1 para Trompete e Piano de Shostakovich, sob a direcção do maestro Max Rabinovitch. No mesmo ano fez uma digressão a França com a orquestra da Universidade de Évora onde trabalhou com alguns importantes músicos Franceses, nomeadamente o compositor Jean Jacques Giraud e o solista internacional David Pasquier.
No ano de 2006 terminou a Licenciatura e a Profissionalização em Trompete.
Enquanto docente, leccionou a disciplina de trompete no Conservatório Regional do Alto Alentejo, Escola de Artes do Norte Alentejano e Conservatório Regional do Baixo Alentejo nos anos de 2007 e 2008. Dirigiu a classe de trompetes e música de câmara no 5º, 6º e 7º Curso para jovens Instrumentistas, realizados em Beja nos anos de 2007, 2008 e 2009.
Como freelancer tem colaborado com alguns artistas nacionais onde inclusivamente realizou algumas gravações discográficas.
Tem trabalhado com algumas orquestras, nomeadamente com a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Juvenil Cidade de Évora e Orquestra Ginásio Ópera. Colaborou também com a Orquestra Contemporâneus para a realização da obra “ História do Soldado” de Stravinsky, sob a direcção do maestro Cristhopher Bochman. Ao longo destes anos tem participado em master-classes e workshops de trompete com vários trompetistas, entre eles John Miller, Hakan Hardenberger, David Burt, Jorge Almeida, Reijer Dorresteijn, António Quítalo e José Augusto Carneiro.
Neste momento é professor de Trompete e Música de Câmara no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Conservatório Regional do Alto Alentejo. É membro do Quinteto de Metais do Algarve e do CRBA Brass Trio, com os quais tem actuado em Portugal e Espanha.
Encontra-se também a frequentar o segundo ano do Mestrado em Interpretação Musical, ramo trompete na Universidade de Évora.