Elsa Cristina Batista Prata Marques

Iniciou os seus estudos musicais, aos 10 anos, como flautista, na Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos” sob orientação da professora e maestrina Idália Caeiro. Prosseguiu os estudos no Conservatório Regional do Baixo Alentejo na classe de flauta da professora Sílvia Sobral. Após ter frequentado o conservatório optou por seguir a carreira de instrumentista, tendo assim ingressado na Universidade de Música de Évora em 2007, na classe da professora Anabela Malarranha. Estudou ainda música de câmara com os professores João Vale, Eduardo Sirtori e David Fresquet. Integrou a orquestra clássica e o coro da referida universidade onde participou em diversos concertos sob orientação do professor Cristopher Bochmann.
Foi seleccionada em 2005 para o projecto da Orquestra Ibérica, em Huelva e foi igualmente convidada a realizar alguns concertos com a Orquestra do Baixo Alentejo, dirigida pelo professor José Filipe Guerreiro. Frequentou em 2007 o 5.º Curso para Regentes das Bandas Filarmónicas do Alentejo, curso realizado pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo tendo como formadores os professores Roberto Pérez, Jaime Branco, António César e Joaquim Simões.
Participou em Masterclasses de flauta orientadas pelos professores Marina Alexeevna Dmitrieva, Silvia Sobral, Nuno Ivo Cruz, Anabela Malarranha, Natália Monteiro, Miguel Garcia, Thies Roorda, Rien de Reede, entre outros. Participou também em estágios de orquestra e cursos de instrumentistas onde teve a oportunidade de trabalhar com maestros como José Brito, Roberto Perez, Rafa Agulló Albors, Carlos Amarelinho, Carlos Marques, Francisco Ferreira, entre outros.
Em 2010 foi formadora do 8.º Curso para Instrumentistas do Conservatório Regional doBaixo Alentejo na qualidade de professora de Flauta e de Música de Câmara.
Actualmente é professora de Flauta Transversal no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, lecciona Flauta Transversal na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e dirige o coro infantil da Sociedade Artística Reguenguense.
É membro fundador do grupo Pax Antiqua Ensemble, com o qual tem actuado em Portugal, Espanha, Itália, Bulgária e Malta.