Ricardo Jorge Condinho de Carvalho

Nascido em Azeitão, em 1967, Ricardo Jorge Condinho de Carvalho, iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Banda da Sociedade Filarmónica Perpetua Azeitonense, como Trompetista.

Aos 14 anos ingressa no Conservatório Nacional de Lisboa na classe do Professor José Augusto Carneiro onde conclui o Bacharelato com a média de 17 valores. Em 1989 e 1990 estuda com o Professor Janos Cross (Húngaro), em 1995 estuda em França no Conservatório Regional de Lyon na classe do Professor André Yung e no ano de 2003 participa numa Master Class com o Trompetista Matthias Höfs (Trompetista do Grupo de Metais German Brass).

Licenciado em 2000 pela Escola Superior de Musica de Lisboa na classe dos Professores Stephen Mason, David Burt e José Augusto Carneiro e em 2010 realizou o Curso de Profissionalização em serviço na Universidade Aberta, leccionou nos Conservatórios de Coimbra, Lagoa, Joly Braga Santos em Portimão, David de Sousa na Figueira da Foz, Maria Campina em Faro, nas Escolas António Maldonado Rodrigues em Torres Vedras, Acorde Comigo em Mem Martins, Gualdim Pais em Tomar, Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Faro e na Academia de Musica de Tavira. Tem sido Professor de Trompete em vários Cursos de Verão tais como: 1994 assistente do Professor José Augusto na Sociedade Filarmónica Gualdim País em Tomar, 1997 - 2º Curso de Verão das Caldas da Rainha,2003 ate 2009 no Curso para Instrumentistas de Bandas Filarmónicas do Baixo Alentejo, 2004 – 1º Estagio da Orquestra de Sopros na Sociedade Filarmónica União Mourense “ Os Amarelos “ e Professor e Coordenador do 1º Curso de Instrumentistas de Metal do Algarve. Como Maestro, dirigiu a Orquestra Clássica da Fundação Pedro Ruivo onde foi assistente do Maestro Ivo Cruz, Orquestra de Metais da Fundação Pedro Ruivo sendo galardoado em 1999 com o Premio especial – Terra de Loulé – pelo trabalho exercido nessa Orquestra, Grupo Coral Ideias do Levante de Lagoa, Banda de Musica da Sociedade Velha Filarmónica Riachense em Torres Novas, destacando-se as actuações em França (1997) e Inglaterra (1998), foi fundador e Maestro da Bibádoa – Big Band do Algarve – durante 5 anos, fundador do grupo de animação Hexavox, do grupo de Metais e Percussão Bubba Brass (grupo que gravou em 1999 o seu 1º C.D) e Director Musical e músico do grupo afro-latino Cê-Barros.

Como Trompetista em 1988 ingressou na Orquestra Nova Filarmonia onde esteve durante vários anos destacando-se a viagem a Macau onde foi convidado a tocar como solista com a Orquestra Central de Pequim e a gravação de vários CDs, Orquestra Sinfónica Juvenil, Portuguesa da Juventude, Orquestra das Escolas Particulares, e colaborou ao longo destes anos com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra da Rádio Difusão Portuguesa, Orquestra do Teatro Nacional de S.Carlos, Orquestra do Baixo Alentejo, Orquestra Filarmónica de Rouen (França), Orquestra dos Insólitos, Orquestra do Algarve, Orquestra de Jovens Músicos da Juventude Musical Portuguesa, Orquestra de Sopros dos Templários, Grupo de Metais de Lisboa e em 1988 foi o 2º Classificado a nível Superior no Concurso da Juventude Musical Portuguesa. Tem colaborado várias vezes em diversas peças com o Grupo de Teatro – O Bando – destacando-se as actuações na semana da música em Frankfurt (Alemanha) e na Maquina Návia na Expo 98 (Peregrinação) e em vários Concertos como solista tanto no Continente como nas Ilhas dos Açores. Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian durante 3 anos.

No ano de 1993 Participou no Curso Internacional de Direcção Coral de Sines, sob a Direcção dos Professores John Ross, Vianey da Cruz e José Saramago, 1996 o Curso de Direcção de Orquestra sob a Direcção dos Maestros Robert Houllian e António Saiote, 2006 Curso de Direcção de Orquestra de Sopros com os Professores Francisco Ferreira e José Pedro, vários Cursos de Pedagogia Musical sob a Direcção de Jos Wuytack e no ano de 2000 o Seminário de Pedagogia de Formação Musical sob a Direcção da Professora Margarida Santos. No ano de 1999 foi-lhe concedido pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade o Certificado de Aptidão Profissional devido a possuir competências Pedagógicas para exercer o cargo de Formador.
Actualmente exerce o Cargo de Director Pedagógico e Professor no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, Professor do Curso Profissional de Musica de Instrumentistas de Sopros e Percussão e Cordas e Teclas nível III em Vila Real de Santo António e Professor no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (pólo de Castro Verde). E também Professor no Infantário – Oficina Divertida – onde tem realizado um projecto com crianças de 2 aos 6 anos, Maestro da Banda da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro de Castro Verde onde se destaca a viagem o ano passado à Suécia para a realização de cinco Concertos e a Espanha para a realização de dois Concertos através do Consulado Português naquele País e trompetista do grupo de fado “Raquel Peters e os Alma".