Aumentar tamanho Diminuir tamanho Reset

CRBA

 

História de um Percurso

De todo o percurso, que veio a culminar no aparecimento do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, devem ser salientados alguns aspectos importantes.

Pró Arte …

Em primeiro lugar o facto de na cidade, desde 1939, existir uma Professora com formação superior na área da música– a  Professora Ernestina Santana de Brito Pinheiro , professora que preparava alunos para exames no  Conservatório Nacional de Lisboa.  É através desta Professora que surge em Beja, em 1955, a pedido do Professor Ivo Cruz, uma delegação da Pró Arte, estrutura que tinha por finalidade levar à província os concertos que habitualmente só eram proporcionados ao público de Lisboa e Porto. Durante os 18 anos que existiu, a Pró Arte de Beja organizou e promoveu 180 concertos com concertistas nacionais e estrangeiros

Academia de Música do Centro Cultural de Beja…

Extinta a Direção Central da Pró-Arte, que condicionou o desaparecimento das delegações espalhadas pelo país, foi fundado, em 1980 o Centro Cultural de Beja, por iniciativa da Professora Ernestina Pinheiro e seu marido, Dr. Augusto Luís Henriques Pinheiro. Ligado ao Centro Cultural de Beja, viria a ser criada a primeira escola de música da região, a Academia de Música do Centro Cultural de Beja, escola que obteve autorização provisoria de funcionamento em 1988.

A primeira Direção Pedagógica foi constituída pela Prof. Ernestina Pinheiro, pela Prof.  Ana da Conceição Correia Domingues e pela Prof. Antónia Maria Fialho Rosa Mendes Pereira.

Em 1993 foi concedida à Academia de Música do Centro Cultural de Beja a autorização definitiva de funcionamento para o ensino básico e para o ensino secundário de música.

Conservatório Regional do Baixo Alentejo …

O Conservatório Regional do Baixo Alentejo surge com o objetivo de poder dedicar-se ao ensino de várias artes, para além das que vinham sendo lecionadas pela Academia de Música do Centro Cultural de Beja. A escritura pública de constituição da Associação  teve lugar a 16 de Março de 1995, no Auditório da Biblioteca Municipal de Beja, com a presença de todos os Sócios Fundadores. Até 1999 associaram-se a este projeto a Câmara Municipal de Almodôvar, Moura, Odemira e Sines.

 No ano lectivo 1996/1997 o Conservatório inicia a sua actividade letiva, com autorização do Ministério da Educação.

Dada a precariedade e insuficiência de instalações que pudessem responder condignamente ao aumento da população escolar, o Conservatório adquire um edifício de construção medieval, em degradação no Centro Histórico da Cidade de Beja. Com a contribuição dos fundos comunitários o edifício foi projetado e reconstruído para acolher uma população escolar de 400 alunos.

Em 2003 a sede do Conservatório passa para o nº 45-46 da Praça da República em Beja.

Prosseguindo uma política de expansão que permita levar o ensino artístico a outras vilas e cidades desta região, o Conservatório criou as secções de Moura e Castro Verde, a funcionar em imóveis cedidos pelas respetivas Câmaras Municipais.

Actualmente o Conservatório tem 10 Associados efectivos, e dois Associados Honorários.

 

Destaques

Fevereiro

 

 

Dia 9


Audição de Violoncelo (Profª Halina Berezowska)

18H00 - Sala 1.8 – Beja


 


Dia 11


CEDIM - CRBA - Ciclo de Conferências CEDIM 2017

"Vasos Comunicantes" – [Música tradicional e Música Clássica]

16H00 - Auditório Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago



Dia 16


Audição de Piano e Clarinete (Profª Cláudia Silva e Prof. Hernâni Moura)

18H00 - Sala 0.2 CRBA Beja


 


Dia 18


Passos d'Arte 2017 - Encontro de Escolas de Dança

18H00 – Espetáculo Final - Teatro Municipal Pax Júlia


 


Ciclo de Conferências pelo CEDIM - CRBA 

(Prof. Roberto Pérez) – Simbolismo

17H00 - Auditório João Charrão – Conservatório de Música de Olhão


 


Dia 22


Duo Canto & Guitarra – III Temporada de Concertos CRBA

Ana Amaro (canto) e José Micael (Guitarra)

21H30 - Cafetaria - Teatro Municipal Pax Júlia


 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Apoiado pelo


AUTORIZAÇÃO DEFINITIVA DE FUNCIONAMENTO

Nº 1-EA/DREA/99 

Autenticação