Iniciação Musical e Pré Escolar

Para uma ESCOL(h)A livre!
Orientar Musicalmente

A aprendizagem da música contribui para a criação de uma identidade cultural pessoal e nacional, e possibilita o reconhecimento de outras realidades e culturas. De fato, o contato precoce com a música fomenta a criatividade e a afirmação consciente, plena e responsável do ser humano, ganhando maior significado quando é primeiro apreendida e depois ensinada.

O estímulo musical na infância contribui para a acuidade auditiva e apreensão do vocabulário musical e incentiva a imaginação, a criatividade, a autonomia e o interesse pela descoberta.

Nível Pré-escolar
São admitidas crianças dos 4 aos 5 anos de idade, que não frequentam ainda o 1º ciclo do ensino básico. O objectivo é brincar com os sons, constituindo uma dinâmica de criação, interpretação e audição musical, que visa transformar a informação mobilizada em saber, conhecimento e acção.

1h/Semana

Iniciação Musical

Nível Iniciação
Para crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico. O conteúdo programático é elaborado de acordo com os objetivos que se pretendem atingir, nomeadamente o desenvolvimento da memória e da orientação, do ritmo e da audição, e sobretudo estimular a criatividade pela prática a partir de instrumentos construídos pelo próprio aluno. No nível mais avançado de iniciação, que correspondem ao 3º e 4º ano do 1º Ciclo, os objetivos a atingir pressupõem, para além do contínuo desenvolvimento da expressão e criatividade, a identificação das várias características do som, a aquisição de competências ao nível da reprodução melódica e rítmica, a representação gráfica do som e iniciação à pratica instrumental.

Iniciação

2h/Semana