Joana Godinho

Iniciou os seus estudos musicais em Lagos com a professora Cândida Matos.
Fez o curso de violoncelo na Escola Profissional de Música de Évora, onde estudou com as professoras Ana Paula Góis e Viktoria Chichikova. Em simultâneo tirou o curso de canto na Academia de Música Eborense, sendo aluna da professora Joana Levy. Integrou a classe de Cenas de Ópera, orientada pela mesma professora e o coro de Câmara dirigido por Maria Repas Gonçalves.
Frequentou Masterclasses de canto e prática coral em Portugal, Espanha e Itália.
Finalizou a Licenciatura em Música da Universidade de Évora, onde estudou canto sob a orientação da professora Liliane Bizineche. Actualmente frequenta o curso de Mestrado em Música – Interpretação em Canto, na Universidade de Évora.
Participou como convidada do Grupo de Percussão de Évora, orientado por Eduardo Lopes, em vários concertos e na gravação de um CD. Trabalhou com o guitarrista José Farinha e a convite da Câmara Municipal de Évora participaram na gravação de um CD comemorativo dos 25 anos passados sobre o 25 de Abril de 1974.
Cantou o papel de Bastien, na ópera “Bastien und Bastienne”de Mozart, com a orquestra da Universidade de Évora dirigida pelo maestro Max Rabinovitch.
É membro fundador do sexteto vocal feminino VocalAparte. Com a alaúdista Helena Raposo fundou o Ensemble Vox Antiqua, grupo que se dedica à divulgação da música antiga.
Tem um projecto de música barroca para canto e órgão com o organista Rafael Reis e outro com a cravista Patrizia Giliberti. Trabalha com a pianista Vera Batista, com quem se dedica ao repertório do séc. XIX e XX e também com o guitarrista Paulo Galvão. Para além destes apresenta-se em concerto com outros agrupamentos musicais contando com actuações por todo o país, Espanha, Itália e Malta.
É membro da associação Contemporaneus, onde exerce o cargo de Presidente da Assembleia-geral.

Leccionou coro e técnica vocal na Academia de Música Eborense e Iniciação e formação musical na Escola de Música de Lagos. Actualmente é professora de canto no Conservatório Regional do Baixo Alentejo em Beja; lecciona canto e classe de conjunto na Academia de Música de Lagos e no Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica.