Carlos Alberto Paixão Amarelinho

Nascido em Serpa, em 1977, Carlos Alberto Paixão Amarelinho, iniciou os seus estudos musicais aos 14 anos, como saxofonista, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Serpa. Aos 16 anos é convidado para monitor da Escola de Música dessa mesma Sociedade que na qual se manteve durante 8 anos.
Querendo enveredar por esta área, entrou para o Conservatório Regional do Baixo Alentejo aos 18 anos onde concluiu as disciplinas de Saxofone, Análise e Técnicas de Composição e Formação musical no ano lectivo de 2000/2001. Em 1996 frequentou o Curso Internacional de Férias para Jovens Músicos e também, ainda nesse ano, esteve presente no curso de Aperfeiçoamento de Regentes Amadores de Bandas de Música o qual também frequentou em Novembro de 2001. Realizou ainda outros cursos ou Master-classes de direcção nomeadamente, com Sir David Whitwell, António Saiote e com Jean Sébastien Bérreau. Fez vários estágios na Orquestra Nacional de Sopros dos Templários em 1997, 1998, 2000 e 2001 como Saxofonista nos instrumentos “Soprano” e “Alto”. Tem frequentado várias Master-classes de saxofone, nomeadamente com os professores José Massarão, Henk Van Twillert, Stéphane Laporte, Jean Yves Fourmeau, Mario Marzi e Mário Santos. Tem sido convidado a participar em várias Master-Classes de saxofone como formador, em Loulé, Faro, Beja. É membro da orquestra de sopros “Lusitanus Ensemble”. Como Maestro, esteve à frente da Orquestra ligeira da Sociedade Filarmónica de Serpa e foi Contramestre da mesma Filarmónica. É membro fundador do quarteto de Saxofones de Lisboa, assim como do quarteto de saxofones do Alentejo (AlenSax). É também membro fundador da Big Band do Alentejo (Big Alen Band) na qual desempenha, juntamente com outro colega, os cargos de Director, Maestro e Músico.
Como compositor participou no Festival da canção da RTP em 2000, fez diversos arranjos e composições para a Big Band do Algarve e, em 2002, concorreu ao concurso de composição “Maestro Silva Dionísio” com uma Marcha “Nota atrás Nota” e a Abertura “Com Orgulho e Honra”. Actualmente continua a compor e todas as suas peças estão editadas na editora “Lusitanos Ensemble” - http://www.lusitanusensemble.net/ e pela editora Holandesa http://www.sheetmusicdb.net/ Leccionou a disciplina de saxofone na Escola de Música e Dança de Linda-a-Velha. Licenciado em Saxofone na Escola Superior de Musica de Lisboa (Ano lectivo de 2005) encontrasse a leccionar actualmente as disciplinas de Saxofone e Orquestra no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Conservatório de Portimão e na Academia de musica de Lagos. Actualmente é Maestro da Banda Filarmónica União Mourense Os Amarelos e encontra-se a realizar a Licenciatura em Direcção de Orquestra pela Associated Board of the Royal Schools of Music em Londres.