José António Pereira Micael

José Micael iniciou os seus estudos musicais na Banda Filarmónica da Ericeira, tendo como primeiro professor José António Freire.
Em 1991 ingressa na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, tendo aí estudado nas classes dos professores: João Trindade (viola dedilhada), José Filipe Guerreiro (Formação Musical) e Terezita Gutierres Marques (Coro). Em 1995 entra para a Escola Superior de Música de Lisboa tendo estudado inicialmente com Piñero Nagy e posteriormente com António Jorge Gonçalves com o qual concluiu a licenciatura em guitarra.
Participa no concurso “Prémio Jovens Músicos” da Juventude Musical Portuguesa onde chega à final no ano de 95. Paralelamente participa em cursos e master classes orientadas por mestres como; David Russel, Hoopkinson Smith, Pablo Marquez, Guilbert Biberian, Dejan Ivanovich, Judicael Perroy entre outros. Fez formação nos mais importantes festivais de guitarra realizados em Portugal (Trofa, Santo Tirso, Estoril e Sernancelhe)
No ano letivo de 1999/2000 leccionou na Academia Luísa Todi em Setúbal. Tem-se vindo a apresentar em concerto a solo ou em grupos de câmara em diversos locais. É membro fundador do Duo Encore em conjunto com o clarinetista Fernando Pernas com o qual tem vindo a realizar concertos um pouco por todo o país, sendo de destacar as actuações no CCB e no Grande auditório Fórum Luísa Todi em Setúbal.
Colabora regularmente em iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde.
No ano lectivo de 2009/2010 concluiu a profissionalização em serviço na Universidade Aberta.
Recentemente formou um Duo com a Flautista Elsa Marques, tendo-se apresentado em alguns concertos, nomeadamente na Basílica Real de Castro Verde.
Nos últimos anos tem frequentado, no âmbito das Semanas da Música do Estoril, cursos de aperfeiçoamento com o conceituado Guitarrista brasileiro Fábio Zánon.
Lecciona desde o ano lectivo 2000/2001 as disciplinas de viola dedilhada e classe de conjunto no Conservatório Regional do Baixo Alentejo onde desempenhou entre 2004 e 2007 o cargo de Director Pedagógico.