José Filipe Silva Guerreiro

Natural de Ferreira do Alentejo, iniciou os seus estudos musicais com o Prof. David Ferreira. Aos 13 anos, em Beja, continuou os estudos com a Prof. Ernestina Pinheiro. Em 1987 ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, no Curso Geral de Canto Gregoriano, e no Conservatório Nacional de Lisboa, no curso de Violoncelo. Neste período foi discípulo da Professora Ana Domingues, e dos Professores Rui Vieira Nery e Andrej Michalsky, entre outros.
Entre 1990 e 1994 frequentou o curso Superior de Direcção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo estudado com os professores Cristopher Bochmman, Roberto Pérez, Antoine Sibertin Blanc, Luís Madureira, Maria Helena Pires de Matos, entre outros.
Frequentou vários cursos de direcção com os maestros Anton de Beer, Martin Von Tilburg, Benerd Tethu, Edgar Saramago, entre outros.
Foi docente da Escola Superior de Educação de Beja, do Instituto Gregoriano de Lisboa, da Escola de Música Nª Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, da Academia de Música de Santa Cecília em Lisboa, da Academia de Música do Centro Cultural de Beja, e da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues em Torres Vedras.
Actualmente é Professor no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, escola da qual é também Presidente do Conselho Executivo, e no Conservatório Regional do Alto Alentejo onde desempenha também as funções de Director.
Como Maestro dirigiu em concerto as classes do Coro Geral do Instituto Gregoriano de Lisboa, o Coro da Escola Superior de Música de Lisboa, o Coro de Câmara da Escola de Musica Luís António Maldonado Rodrigues, o Coro de Câmara da Academia de Música do Centro Cultural de Beja e o Octeto vocal Pax Ensemble.
Actualmente dirige a Orquestra do Baixo Alentejo e a Banda e Coro da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
É responsável pelos cursos de formação de Instrumentistas e Regentes de Bandas Filarmónicas organizados pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo, e dos Cursos de Instrumentistas Terra del Rey organizado pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. É responsável pelos programas de difusão musical no Baixo Alentejo.