Luís Alexandre Dias Rufo

Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos na Academia de Música Eborense. Mais tarde ingressou na Escola Profissional de Música de Évora onde iniciou os seus estudos de violino sob a orientação do professor Nikolay Lalov. Participou em diversos Concertos a solo, em música de câmara e como Concertino da Orquestra da EPMEV, em Portugal e Espanha, Moçambique e nos Pirinéus, destacando-se ainda os estágios nas orquestras particulares das escolas de música. Obteve o grau de Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Prof. Gareguin Arouthounian na classe de violino. Trabalhou com o Maestro Christopher Bochmann, Prof. Olga Prats, Prof. Stephen Bull, Prof. Khatchatour Amirkhanian, Prof. Roberto Pérez; Prof. Alberto Nunes e Prof. Afonso Malão enquanto estudante na ESML. Participou em vários Festivais, dos quais se assinalam o “Festival de Música de S. Roque”, “Iº Festival da ESML” e “Cistermúsica”. Enquanto aluno foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Actualmente é membro da Orquestra do Baixo Alentejo e do “EvorEnsemble”. Colaborou e colabora com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra “Sinfonietta de Lisboa”, Orquestra Clássica do Algarve, Orquestra Cascais e Oeiras, “Domain Musical”, entre outras, onde trabalha com Maestros como Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tuggle, Vasco de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zel, Christhoper Bochmann, Miguel Graça Moura, Rodolf Barshai, Muhai Tang, entre tantos outros. Enquanto instrumentista de orquestra acompanhou diversos solistas, dos quais se destacam: Salvatore Accardo, Dmitry Sitkovetsky, Mikhailn Rudy, Pedro Burmester, Michael Collins, Valentin Stefanov, entre outros. É membro fundador e Concertino da Orquestra Juvenil “Cidade de Évora” com a qual participou na Expo’ 2000 em Hannover. Realizou diversas Master-class das quais se destacam as de Maxim Vengerov, Gerardo Ribeiro, Ifrah Neaman, Stephen Bull e Bertrand Bordeaux, entre muitos outros. Realizou ainda Master-class de direcção orquestral com o Prof. Roberto Hollian e com o Prof. Roberto Pérez. Participou na gravação de um CD com obras de Christhoper Bochmann, como membro da Orquestra Sinfónica Juvenil. Foi solista no Projecto Musical Lisbon Consort Players, com o qual realizou a estreia do Gloria de Haendel em Portugal.
Foi Professor na Escola Profissional de Música de Évora, na Academia de Música Eborense e no Conservatório de Música de Ourém. Actualmente lecciona no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Conservatório do Alto Alentejo e no Conservatório Regional de Évora – “Eboræ Mvsica”. Actualmente dirige a Orquestra de Câmara Eboræ Mvsica. Apresenta-se regularmente em recitais de Quarteto de Cordas, do qual é membro do Quarteto “Intermezzo” e na formação de viola e piano, dos quais se destacam os pianistas Mauro Dilima, Marcello Guarini, Luccian Luc, Karina Axenova, entre outros. Realiza neste momento o último ano do Mestrado em Interpretação / Violino na Universidade de Évora.