Cursos Dança – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Cursos Dança

Pré-Escolar

O Curso de Dança Pré-escolar destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 36 meses e os 6 anos, que não frequentem ainda o 1º ciclo do ensino básico (para os alunos com menos de 48 meses deverá ser observado o seu desenvolvimento físico). O Curso compreende duas disciplinas: Introdução à Dança Clássica e Dança Criativa.

O trabalho realizado neste nível de ensino proporciona diversos benefícios no que se refere a aspetos emocionais, sociais, intelectuais e físicos. Os benefícios físicos são vastos e importantes no desenvolvimento da criança, nomeadamente, na sua postura, flexibilidade e conhecimento do corpo.

Iniciação (1º Ciclo)

O Curso de Iniciação em Dança destina-se a crianças que frequentam o 1ºCiclo do Ensino Básico. Tem a duração de quatro anos.

Durante o curso de Iniciação em Dança, que pode ser ingressado em qualquer um dos anos do 1º ciclo de escolaridade, os alunos têm contato com a Dança Clássica e a Dança Criativa. 

Básico
(2º e 3º Ciclos)

O Curso Básico de Dança é destinado a alunos que frequentam o 2º e o 3º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos seus cinco anos de formação o aluno irá aprofundar o conhecimento e desenvolver as suas capacidades na área da Dança Clássica, Dança Contemporânea, Expressão Criativa, Criação Coreográfica e Música, ficando apto para prosseguir os seus estudos na área da Dança tanto em Curso Livre como em Regime Articulado como no Ensino Profissional.

O Curso Básico de Dança pode ser frequentado em regime articulado. Para ingresso no curso básico o aluno deverá realizar uma prova de admissão prática. 

Livre

O Curso Livre de Dança é dirigido a todos os públicos independentemente da sua formação em dança; destina-se a alunos que pretendam adquirir ou aperfeiçoar os conhecimentos técnicos na área da Dança e preconiza a possibilidade de frequência de disciplinas de forma independente e flexível indo assim ao encontro dos objetivos do aluno.

O Curso Livre de Dança é composto pelas disciplinas de: Técnica de Dança Clássica e Técnica de Dança Contemporânea.