Curso Básico de Dança (2º e 3º Ciclos)

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O Curso Básico de Dança é destinado a alunos que frequentam o 2º e o 3º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos seus cinco anos de formação o aluno irá aprofundar o conhecimento e desenvolver as suas capacidades na área da Dança Clássica, Dança Contemporânea, Expressão Criativa, Criação Coreográfica e Música, ficando apto para prosseguir os seus estudos na área da Dança tanto em Curso Livre como em Regime Articulado como no Ensino Profissional.

O Curso Básico de Dança pode ser frequentado em regime articulado. Para ingresso no curso básico o aluno deverá realizar uma prova de admissão prática.

Faixa etária: dos 10 aos 14 anos de idade

Objetivos:

Técnica de Dança Clássica: Compreender a noção de postura corporal; desenvolver a flexibilidade; desenvolver a coordenação; desenvolver o equilíbrio; desenvolver o equilíbrio; desenvolver a capacidade de memorização; utilizar a dinâmica correta na execução dos diversos movimentos; desenvolver a perceção temporal; desenvolver a perceção espacial; dominar a terminologia dos passos básicos utilizados na aula; consolidar conhecimento do repertório clássico; desenvolver a capacidade de expressão e interpretação; assistir a espetáculos de companhias de dança; desenvolver a capacidade de relacionar os conhecimentos adquiridos; desenvolver sensibilidade crítica e estética; desenvolver a socialização através do grupo; integrar apresentações públicas através de repertório criada para a idade.

Técnica de Dança Contemporânea: adquirir consciência corporal; desenvolver e consciencializar várias dinâmicas de movimento e sua lógica; desenvolver o conhecimento da liberdade possível do movimento adquirido, através da disciplina e controlo de preparação física sem nunca esquecer os aspetos teóricos; desenvolver a capacidade física; realizar e compreender os exercícios de forma a melhorar a flexibilidade, e resistência e a coordenação; consciencializar em todos os alunos a estrutura da aula, o desenvolvimento da técnica, as relações musicais e os aspetos qualitativos do movimento contemporâneo; explorar diferentes superfícies de contacto; desenvolver a capacidade de memorização; desenvolver as capacidades expressivas; maximizar o virtuosismo, a dinâmica e a capacidade artística de cada aluno, introduzindo um maior, e mais vasto, vocabulário de Dança; compreender a inter-relação das diferentes técnicas de dança aprendidas; integrar apresentações públicas através de repertório criada para a idade.

Expressão Criativa: Desenvolver a qualidade de movimento e sua expressividade; desenvolver a consciência corporal; desenvolver as dinâmicas de movimento; dominar os conceitos espaciais; relacionar a música com o movimento; preparar e organizar trabalhos a pares e em grupo; desenvolver a noção de estrutura coreográfica; desenvolver a capacidade de análise e crítica; criar e integrar apresentações públicas.

Criação Coreográfica: dominar a noção de macro e microestrutura coreográfica; selecionar de uma forma consciente os elementos de produção e de apoio à criação do espetáculo; contactar com linguagens diversificadas de movimento; observar e identificar géneros e estilo distintos; desenvolver melhores estratégias de gestão coreográfica; diferenciar frases de ações motoras e componentes de ação; explorar espaços cénicos alternativos; criar e integrar apresentações públicas;

Música: introduzir e desenvolver o gosto pela prática musical rítmica e melódica; desenvolver e identificar conteúdos de análise teórica e auditiva; incutir a interação da música com a dança; identificar e desenvolver aspetos da influência cultural na música.

Uniforme de menina 2º Ciclo – Técnica de Dança Clássica:             

  • Maillot com alças largas bordeaux;
  • Collants rosa;
  • Sapatilhas de ½ ponta, bem-adaptadas aos pés e com um elástico;
  • Saia bordeaux, curta e larga com um pouco de roda, em tecido leve e transparente;
  • Casaco bordeaux (cache-coeur), no Inverno;
  • Fita de cabelo bordeaux e 2 ganchos tic-tac bordeaux para prender a fita;
  • Um monho –rede e ganchos abertos para prenderem o monho.

Uniforme de menina 3º Ciclo – Técnica de Dança Clássica:             

  • Maillot com alças largas azul marinho;
  • Collants rosa;
  • Sapatilhas de ½ ponta, bem-adaptadas aos pés e com um elástico;
  • Sapatilhas de pontas com elásticos e fita;
  • Saia azul marinho, curta e larga com um pouco de roda, em tecido leve e transparente;
  • Casaco azul marinho (cache-coeur), no Inverno;
  • Fita de cabelo azul marinho e 2 ganchos tic-tac azul marinho para prender a fita;
  • Um monho –rede e ganchos abertos para prenderem o monho.

Uniforme de menina 2º e 3º Ciclo – Técnica de Dança Contemporânea, Expressão Criativa e Criação Coreográfica:

  • Macacão preto justo de alça fina;
  • Peúgas pequenas pretas;
  • Casaco (cache-coeur) da cor do uniforme utilizado, no Inverno;
  • Fita de cabelo da cor do uniforme utilizado e 2 ganchos tic-tac da cor do uiforme para prender a fita;
  • Dois monhos – 2 redes e ganchos abertos para prenderem os monhos.

Uniforme de menino 2º e 3º Ciclo:       

  • T-shirt branca, bem justa ao corpo;
  • Calça justa da cor correspondente ao ciclo frequentado pelo aluno;
  • Sapatilhas de ½ ponta brancas, bem-adaptadas aos pés e com um elástico;
  • Peúgas brancas de algodão na Técnica de Dança Clássica e cor preta na Técnica de Dança Contemporânea, Expressão Criativa e Criação Coreográfica.

Os tempos apresentados correspondem aos tempos mínimos por disciplinas de acordo com o Anexo I da portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto.

Os tempos apresentados correspondem aos tempos mínimos por disciplinas de acordo com o Anexo II da portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto.