História – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Conservatório Regional do Baixo Alentejo …

O Conservatório Regional do Baixo Alentejo surge com o objetivo de poder dedicar-se ao ensino de várias artes, para além das que vinham sendo lecionadas pela Academia de Música do Centro Cultural de Beja. A escritura pública de constituição da associação teve lugar a 16 de Março de 1995, no Auditório da Biblioteca Municipal de Beja, com a presença de todos os sócios fundadores. Até 1999 associaram-se a este projeto todas as autarquias do distrito de Beja assim como a Autarquia de Sines.
No ano letivo 1996/1997 o Conservatório Regional do Baixo Alentejo inicia a sua atividade letiva nas instalações da Casa da Cultura, com autorização do Ministério da Educação. Para este projeto foi de vital importância os contributos de Dr. Augusto Luís Henriques Pinheiro (1º Presidente do Conselho de Administração) e Prof.ª Ernestina Adelaide Santana de Brito Pinheiro (1ª Diretora Pedagógica) e mentores deste projeto.
Dada a precariedade e insuficiência de instalações que pudessem responder condignamente ao aumento da população escolar, o Conservatório adquire um edifício de construção medieval, em degradação no centro histórico da cidade de Beja. Com a contribuição dos fundos comunitários o edifício foi projetado e reconstruído para acolher uma população escolar de 400 alunos.
Em 2003 a sede do Conservatório Regional do Baixo Alentejo passa para o n.º 45-46 da Praça da República em Beja.
Prosseguindo uma política de expansão que permita levar o ensino artístico a outras vilas e cidades desta região, o Conservatório Regional do Baixo Alentejo criou as secções de Moura e Castro Verde, a funcionar em imóveis cedidos pelas respetivas Autarquias.
Atualmente o Conservatório Regional do Baixo Alentejo tem 10 Associados.

Presidentes do Conselho de Administração:

Augusto Luís Henriques Pinheiro

José Manuel da Costa Carreira Marques