André Dourado – Trompete – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

André Dourado – Trompete

Natural de Castro Verde, iniciou os seus es­tudos musicais aos 9 anos na escola de Música da Sociedade Filarmónica 1º de Janeiro de Castro Verde sob a orientação do monitor Fernando Silva.

Em 1996 ingressou no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em Beja, na classe de Trompete do Prof. Fabrizio Nasetti. Concluiu o curso secundário de Trompete em 2004 com Muito Bom aproveitamento.      

Desde 2009 é Licenciado no Curso Superior de Trompete, Ramo Interpretação pela Universidade de Évora com a classificação de Muito Bom. Nesse mesmo ano foi o aluno premiado, do Curso de Música, com a bolsa de mérito da Universidade de Évora.

Concluiu a Dissertação de Mestrado em Trompete, Ramo Interpretação na Universidade de Évora em Novembro de 2014 obtendo Muito Bom, em Julho de 2015 defendeu a Dissertação de Mestrado em Ensino da Música – Trompete, no Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada no Campus Universitário de Almada (ISEIT- Instituto Piaget), com aproveitamento de Muito Bom.

Participou em Cursos de Aperfeiçoamento ministrados por trompetistas de renome nacional e internacional onde se destacam Alan Thomas, Philip Cobb, Marco Pierobon, Jeroen Berwaerts, Salvador Ibáñez Durá, Per Ivarsson, Nenad Markovic, Kristian Steenstrup, Pierre Badel, Bruno Nouvion, Pierre Dutout, John Miller, John Wallace, Jorge Almeida, Sérgio Charrinho, Chaves González, Fabrizio Nasetti, Rui Borba, António Quítalo, Ricardo Carvalho, Tristão Nogueira, entre outros.

Tem colaborado com vários grupos de variadíssimos estilos de música como a Orquestra de Jazz de Évora, a Banda Sinfónica do Sul (BSS), a Orquestra Ginásio-Opera, a West European Symphony Orchestra (Wesorchestra), a Big Band do Algarve (Bibádoá), a Big Band do Alentejo (Big Alen Band), a Big Band de Évora (Swing Feel), a Orquestra Ligeira de Évora, a Orquestra Ligeira de Cabanas, a Orquestra de Jovens Músicos da Inatel, a Orquestra dos Templários, a Orquestra Clássica, Decateto e o Quinteto de Metais da Universidade de Évora, em diversas Bandas Filarmónicas e em vários Grupos de Música de Câmara. Foi membro fundador de alguns agrupamentos onde se destaca o projeto da Banda Sinfónica do Sul (BSS).

Orientou Cursos de Aperfeiçoamento no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, no Estágio Nacional de Orquestra de Sopros em Portel, na Sociedade Filarmónica e Recreativa de Ferreira do Alentejo na Sociedade Filarmónica Municipal Redondense e no Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano.

Desempenha atualmente funções como professor de Trompete e integra a Direção Pedagógica do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.