Cursos Música – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Cursos Música

Pré-Escolar

O Curso de Música Pré-escolar destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 36 meses e os seis anos de idade que ainda não frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico.

O trabalho realizado neste nível de ensino é predominantemente sensorial promovendo-se, sobretudo, o desenvolvimento de competências musicais básicas como, por exemplo, a escuta, a concentração e a musicalidade.

Iniciação (1º Ciclo)

O Curso de Iniciação Musical destina-se a crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem a duração de quatro anos.

Durante o curso de Iniciação Musical, que pode ser ingressado em qualquer um dos anos do 1º ciclo de escolaridade, os alunos têm contato com a linguagem e notação musical convencional.

Básico
(2º e 3º Ciclos)

O Curso Básico de Música é destinado a alunos que frequentam o 2º e o 3º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos seus cinco anos de formação o aluno irá aprofundar as suas capacidades musicais, ficando apto a optar por um curso de música no Ensino Secundário.

O Curso Básico de Música pode ser frequentado em regime articulado ou em regime supletivo.

Secundário

O Curso Secundário de Música, com a duração de três anos, destina-se a alunos que frequentam o Ensino Secundário. Visa proporcionar uma formação científica e técnico-artística de acordo com os interesses dos alunos em termos do seu prosseguimento de estudos a nível superior e/ou de inserção no mercado de trabalho na área da música.
O Curso Secundário de Música pode ser frequentado em regime articulado e em regime supletivo com as vertentes de Canto, Composição, Formação Musical e Instrumento.

Livre

O Curso Livre de Música é dirigido a todos os públicos, com inscrição condicionada à existência de vaga, independentemente da sua formação musical e destina-se a alunos que queiram adquirir e ou aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e musicais, frequentando disciplinas de forma independente e flexível mediante os seus objetivos.