Curso Básico de Música (2º e 3º Ciclos) – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Curso Básico de Música (2º e 3º Ciclos)

Home / Cursos Música / Curso Básico de Música (2º e 3º Ciclos)

O Curso Básico de Música é destinado a alunos que frequentam o 2º e o 3º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo dos seus cinco anos de formação o aluno irá aprofundar as suas capacidades musicais, ficando apto a optar por um curso de música no Ensino Secundário.

O Curso Básico de Música pode ser frequentado em regime articulado e em regime supletivo. No regime articulado o aluno estará matriculado em dois estabelecimentos de ensino – numa escola de ensino regular com protocolo de colaboração, onde frequentará as disciplinas da componente de formação geral e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, onde frequentará as disciplinas da componente da formação artística especializada. No caso de opção pelo ensino em regime supletivo, o aluno frequentará no Conservatório Regional do Baixo Alentejo apenas as disciplinas da componente da formação artística especializada, sem qualquer articulação oficial protocolada com outros estabelecimentos de ensino regular.

Para admissão à frequência do 5º ano/1º grau do Curso Básico de Música é realizada, obrigatoriamente, uma prova de seleção da responsabilidade do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Podem ser igualmente admitidos alunos em quaisquer dos anos do Curso Básico de Música através da realização de provas de admissão ao ano/grau pretendido.

O plano curricular é constituído por cinco anos/graus, fazendo parte deste curso as disciplinas de Classe de Conjunto, Formação Musical e Instrumento. A conclusão do Curso Básico de Música implica o aproveitamento em todas as disciplinas do plano curricular, conferindo o nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações.

Os objetivos principais deste nível de formação serão estabelecer os fundamentos da formação musical e do domínio de um instrumento, iniciar e desenvolver a prática da música instrumental em conjunto, aprofundar a compreensão dos conceitos da música nos seus diferentes aspetos técnicos e científicos e desenvolver atitudes analíticas e criativas na audição musical.

Os alunos que frequentam o Curso Básico de Música independentemente do regime de frequência, cumprem as matrizes curriculares infra expostas estabelecidas na portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto e respetivas retificações à mesma:

Os tempos apresentados correspondem aos tempos mínimos por disciplinas de acordo com o Anexo III da portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto.

A aula de instrumento tem a duração de 90 minutos (partilhados com outro aluno) ou de 45 minutos (individual), as aulas de Formação Musical e Classes de Conjunto são lecionadas em contexto de turma.

Os tempos apresentados correspondem aos tempos mínimos por disciplinas de acordo com o Anexo IV da portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto.