Iniciação Musical (1º Ciclo) – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Iniciação Musical (1º Ciclo)

Home / Cursos Música / Iniciação Musical (1º Ciclo)

O Curso de Iniciação Musical destina-se a crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem a duração de quatro anos.

Durante o curso de Iniciação Musical, que pode ser ingressado em qualquer um dos anos do 1º ciclo de escolaridade, os alunos têm contato com a linguagem e notação musical convencional. Ao longo deste ciclo de formação serão progressivamente capazes de identificar, reproduzir e ler frases rítmicas e melódicas, identificar o timbre de vários instrumentos, solfejar, realizar ditados rítmicos e melódicos e iniciar o conhecimento do repertório abordado no âmbito do seu instrumento.

Tem como objetivos principais incutir o gosto pela música, promover o desenvolvimento da memória, a capacidade de concentração, a agilidade de raciocínio e a coordenação motora, bem como promover também a aquisição dos conceitos básicos da música como suporte para o prosseguimento dos estudos musicais, cultivando a disciplina de trabalho aliada ao rigor técnico, potenciando as capacidades individuais da criança e a sua autoestima.

De acordo com o disposto no Artigo 7º da Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto os alunos que frequentam os Cursos de Iniciação em Música ou Dança cumprem as matrizes curriculares infra expostas:

Os tempos apresentados correspondem aos tempos mínimos por disciplinas de acordo com o artigo 7º da portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto.

A disciplina de Instrumento pode ainda ser lecionada em grupos de dois alunos com a duração de 60 minutos semanais