Diana Vala – Dança – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Diana Vala – Dança

Diana Vala, de nacionalidade portuguesa, iniciou os seus estudos em 1991, na “Escola de Dança Cristiane Vieira, em Porto de Mós.
Em 2006 concluiu enquanto bailarina, o “Grau Intermediate” da Royal Academy of Dance London, avaliada com “Distinction”.
Participou de 1998 a 2007 nos Workshops da Escola Superior de Dança, Ginásio Clube Português, Orfeão de Leiria, entre outros, onde trabalhou com bailarinos de renome, como Adol Khamdine, Antóni Carallo, Lesli Wesner, Gabriel Francisco, Sergio Stefanshi, Gelu Barbu, Gaetano Posterino, Roberto Campanella e Wendy Artiles.
Em 2009 finalizou a Licenciatura em Dança – Interpretação e Criação, na Escola Superior de Dança, em Lisboa, onde trabalhou com vários bailarinos, como José Grave, Graça Barroso, Iolanda Rodrigues, Ruth Silk, Amélia Bentes, Vanda Nascimento, Vitor Garcia, Vasco Wellenkamp e Cristina Graça.
Ganhou vários 1os e 2os lugares como bailarina e coreógrafa nos concursos “Vem Dançar – Concurso Nacional”, “Dançarte – Concurso Internacional de Dança”, “Coração da Cidade – Concurso Nacional” e “Dance World Cup”.
Com o seu trabalho e o das suas alunas, conseguiu várias bolsas de estudo, nomeadamente para o Conservatório de Dança de Paris.
Integrou como bailarina as peças da coreógrafa italiana Teresa Ranieri – “Under 0” e “0o”, em 2008 e 2009.
Participou como bailarina na peça para crianças “No sótão” de Claire Pençak também em 2009.
Começou a lecionar em 2009 em diversas escolas.
Em 2010 Integrou o painel de jurados para a seleção de bailarinos para o grupo de dança patrocinado pela aula Magna.
Coreógrafa e ensaiadora convidada para o Grupo de Dança da aula Magna nas modalidades de Clássico e Contemporâneo.
Abriu a sua própria escola de Dança – DiArteDance em Porto de Mós em 2011.
Em 2012 terminou o curso de Formação de Formadores obtendo o Certificado de Competências Pedagógicas.

Coreógrafa convidada em 2012, 2013 e 2014 para a “Noite da Medicina”, no Coliseu e Campo Pequeno.
Em 2015, foi finalista do Curso para professores Certificate in Ballet Teaching Studies, da Royal Academy of Dance, London.
Concluiu o Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança de Lisboa, em 2019. Sendo selecionada para estagiar, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, na área de Técnica de Dança Clássica, com prevalência no trabalho de iniciação às pontas.
A sua experiência como professora inclui Colégio São João de Deus, São João de Brito, Ballet Casal dos Apréstimos, UlArteDance – Universidade de Lisboa, Escola de Dança Diogo de Carvalho, Klassik Escola de Dança, DiArteDance, Cursos Livres e Ensino Vocacional da Escola de Dança do Conservatório Nacional, entre outros.