Ana Quintas – Saxofone – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Ana Quintas – Saxofone

Natural de Reguengos de Monsaraz, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense (Reguengos de Monsaraz), com o professor Jorge Paulino e o Maestro José Filipe Guerreiro. Em 2004, ingressou no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (Beja) na classe dos professores José Ferreira Brito, Corrado Floriddia (Itália), Jorge Paulino e Carlos Amarelinho.

Participou em vários estágios de aperfeiçoamento musical, tais como: 2º, 3º, 4º e 5º Curso de Instrumentistas (Beja); 1º e 2º Curso de Formação para Instrumentistas – Terras D´el Rei (Reguengos de Monsaraz).

Em 2007, inicia a Licenciatura em Música, Ramo de Interpretação – Formação Específica em Saxofone na Universidade de Évora, na classe do professor José Massarrão e mais tarde, na classe do professor Mário Marques, que conclui em 2010.

Neste período, colaborou com a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, sob a regência do professor Eduardo Lopes.

É membro da Banda Sinfónica do Sul (BSS) e colaborou com o Conservatório Regional do Baixo Alentejo como orientadora do naipe de saxofones nos 15º e 17º Cursos de Instrumentistas (Beja).

Participou em diversos estágios de orquestra, onde teve a possibilidade de trabalhar com maestros como Mitchell Fenell (EUA), Christopher Bochmann (Reino Unido), Yann Mirkitomov (Rússia), Francisco Ferreira, Carlos Marques, Roberto Pérez (Argentina), Carlos Amarelinho, António Menino, Alberto Roque, Jorge Salgueiro, Tiago Alves, entre outros.

Em 2019, conclui o Mestrado em Ensino de Música – Formação Específica em Saxofone na Universidade de Évora, com estágio no Conservatório Regional do Baixo Alentejo sob a orientação dos professores Carlos Amarelinho e Mário Marques.

Lecionou a disciplina de Saxofone na Escola de Artes do Norte Alentejano (Portalegre) e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (Faro).

Atualmente é professora de Saxofone no Conservatório Regional do Alto Alentejo em Reguengos de Monsaraz (onde para além da sua função como docente, desempenhou entre os anos 2012 e 2019 o cargo de Diretora Pedagógica), no Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.