Rui Caeiro – Música – Curso de Dança – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Rui Caeiro – Música – Curso de Dança

Rui Caeiro contacta com o mundo da música aos 8 anos através da Banda S.F.U.M “Os Amarelos”, onde pertence e trabalha atualmente como Professor de Flauta Transversal, Professor de Formação Musical e Maestro da Banda Juvenil. Aos 9 anos ingressa no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) na classe de Flauta Transversal da Professora Elsa Marques.

Em 2018 ingressa na Universidade de Évora na Licenciatura de Música na classe de Flauta Transversal da Professora Doutora Monika Streitová, terminando posteriormente com nota de 18 valores no recital final. Atualmente encontra-se a estudar mestrado em Ensino da Música na mesma Universidade. Faz parte da equipa do FLAUTUÉ e é membro fundador do evento de música de câmara Master Ensemble.

Em 2020 é convidado pela Professora Doutora Ana Telles e pelo Professor Doutor João Eduardo Rabaça para participar no evento da Antena 2 intitulado Da minha janela…pássaros e Música em tempos de confinamento com a interpretação da obra Tsuru-no-sugomori de Wil Offermans. Em 2021, é convidado pela Direção Regional da Cultura do Alentejo para apresentar-se a solo na iniciativa Música no Pátio. No mesmo ano participa no teatro infantil Bartolomeu, o voador do Compositor e Professor Jaime Reis, inserido na programação do Festival de Música Contemporânea de Évora.
Em 2022 é convidado pelo atual Diretor do Panteão Nacional, Professor Doutor Santiago Macias para a participação num vídeo de divulgação do Panteão Nacional através da execução da Obra Jet de João Pedro Oliveira.

Já conta com algumas estreias mundiais tais como Jet para Flauta e eletrónica de João Pedro Oliveira (versão para Sampo realizada por Alexander Mihalic), Interlúdio I para Flauta e eletrónica de Jaime Reis (versão para Sampo realizada por Alexander Mihalic), Árvores do Alentejo (para banda filarmónica), Lux (para quinteto de flautas) ambas de Gonçalo Rodrigues e Transformações de Vasco G. Martins. Com a Banda Juvenil da S.F.U.M “Os Amarelos”, enquanto maestro teve oportunidade de estrear a obra TV Shows de Daniel Santos.
Em 2023 inicia a colaboração com o Conservatório Regional do Baixo Alentejo lecionando desde então a disciplina Música nas turmas do ensino Básico do Curso de Dança.

Já frequentou diversas Masterclasses de músicos e professores de flauta, tais como: István Matuz; Jorge Caryevschi; Monika Streitová; Christian Studler;Jorge Correia; Katharine Rawdon; Johanna Schwarzl; Francisco Barbosa; Ana Ferraz; David Silva; Luís Garcia; Ana Carina Sousa, Elsa Marques; Daniel Botelho; Salomé Matias, Rute Gomes e Ana Sofia.

Atualmente encontra-se a preparar a obra Moura Salúquia para flauta solo e banda filarmónica, escrita para si, pelo compositor César Rafael.

Considera-se uma pessoa apaixonada pela área científica da música e da sua produção cultural e didático-pedagógica. Procura sempre superar todos os desafios, de forma a poder evoluir enquanto pessoa e enquanto profissional.