Raquel Nobre – Dança – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Raquel Nobre – Dança

Iniciou a sua formação artística em 1994 na Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Em 1998 fez a sua formação académica na Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa onde terminou a Licenciatura em dança (área de espetáculo) e mais tarde, o Mestrado em Ensino de Dança (2017/18). Atualmente é Doutoranda do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Évora.


Em 1999, estagiou na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo em Lisboa, e em 2000, dançou na Companhia de Dança de Lisboa. Voltou a Évora em 2003, e trabalhou com a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, enquanto professora de dança, bailarina e intérprete. Desde 2010 que leciona aulas de Técnica de Dança Contemporânea, Expressão Criativa e Criação Coreográfica, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em Beja. Desde 2013, que trabalha com a Associação Companhia de Triana em Évora, onde atualmente ainda colabora.

Desde 2020, que começou a trabalhar com a Associação ExQuorum nos vários projetos que a Associação desenvolve nomeadamente de ERASMUS+, e onde atualmente ainda colabora. Em 2021, participou em conjunto com Pedro Carvalho, no Desdobra-te – Festival de Dança pela PédeXumbo em Évora, com um workshop intitulado “Corpo Criativo”. Atualmente prepara uma criação artística em conjunto com Pedro Carvalho, “Dois Solos e uma Mala”, que irá ser apresentada no Festival Artes à Rua em Évora 2023/24.

Em 2023 iniciou um projeto artístico com a escola de adultos SUÃO, em São Miguel de Machede, para a terceira idade. Tem vindo sempre a realizar várias formações complementares com base em novas técnicas de dança contemporânea, nomeadamente: em Londres, no Trinity Laban Summer Dance School (Hagit Yakira, entre outros); em Coimbra, no II Estágio – LABarts – Escola de Artes do Corpo; em Bruxelas, na P.A.R.T.S. Summer School (Laura Aris, Dominique Duszynski, entre outros), e no TicTac Art Centre (Horácio Macuacua, Edivaldo Ernesto, e David Zambrano, entre outros).

Leave a Reply

Your email address will not be published.