Vera Saldanha – Educação Vocal – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Vera Saldanha – Educação Vocal

Natural de Guimarães, iniciou os seus estudos de música em Piano com a Professora Manuela Gomes, tendo em 1995 ingressado na Academia de Música Valentim Moreira de Sã de Guimarães onde estudou Violino, Coro e Formação musical com os Professores Paulo Matos, Lúcia Costa, Inês Sofia Barros Fernandes e Vítor Matos entre outros.

No ano de 2000 ingressa no Conservatório de música Calouste Gulbenkian de Braga no Curso Secundário de Música na área de Formação Musical e Canto. Neste período foi discípula dos professor Manuel Sá (1.ª Instrumento — Violino), Cláudia Nelson Teixeira (Canto), Ana Maria Vilela (Instrumento de teclas — Piano) e (2.º Instrumento — Saxofone), tal como Coro e Orquestra com o Maestro António Batista.

Entre 2005 a 2009 formou-se na Universidade de Évora no Curso Licenciatura de Música no Ramo de interpretação com Formação específica de Canto, tendo como professores a Professora Liliane Bizinech, Christopher Bochmann, João Lucena e Vale, Vanda de Sá, J. M. Bettencourt da Câmara, Joana Machado, João Paulo Alvarenga, Eduardo Lopes entre outros.

No ano de 2017 concluiu no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada o Mestrado em Ensino da Música no curso de Canto e Música de Câmara onde trabalhou com vários docentes da área da pedagogia e música, dos quais se destacam os Professores Doutores José Manuel Araújo, Jorge Serrano Leonor Pereira e Helena Ribeiro de Castro.

Em todos anos lectivos escolares foi sempre seleccionada para atuar em audições de Coro, Canto, e Musicais em contexto de escolar e noutros contextos.

Durante toda a sua formação teve a oportunidade de se aperfeiçoar musicalmente ao participar em Master Classes de Canto, Formações sobre a Saúde Vocal e Técnica Vocal, bem como Workshops e Formações sobre Direção Coral e Direção Coral infantil com os Professores José Oliveira Lopes, Isabel Alcobia, Sandra Medeiros, Paulo Lourenço, Henrique Piloto, Patricia Macmahon, Claire Vangelisti e Leonor Pereira.

Como docente, lecionou nos letivos 2008/2009; 2009/2010 as disciplinas de Canto, Formação Musical e Coro infantil na Academia de Música 4.ª Dimensão do Bacelo em Évora, bem como iniciação musical no Conservatório de Música Eborae Musica na mesma cidade.

Desde 2010 que leciona Classe de Conjunto Vocal no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que se estende à disciplina de Canto.

Contínua ativa como membro de coros da região do Baixo Alentejo e como solista.

Leave a Reply

Your email address will not be published.