Natural de Amareleja, iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense com 9 anos de idade, executando saxofone soprano, alto e tenor.
Aos 15 anos de idade ingressou na Escola Profissional de Musica de Évora, onde iniciou o estudo do Fagote com o Professor Carlos Medinas, o qual terminou três anos mais tarde.
Na mesma altura realizou estágios na Orquestra das Escolas de Musica sob a direcção do maestro Leonardo de Barros e Orquestra de Sopros em Aveiro com o Maestro Jan Coober. Realizou um Curso de Direcção Coral com o maestro José Robert.
Participou num intercâmbio com o Conservatório de Musica de Sofia (Bulgária), onde interpretou o 3º andamento do Concerto de Mozart e o quinteto de sopros de Joly Braga Santos.
No final do Curso de Fagote, participou num Festival de Música intitulado “Sete Sóis Sete Luas” onde interpretou o Trio de Haydn e o quinteto de Sopros La Cheminé du Roi René de D. Milhaud em Itália.
No ano de 1995 ingressou na Escola Superior de Musica de Lisboa tendo terminado o Curso de Bacharelato e a Licenciatura na área de Fagote, na Classe do Professor Arlindo Santos. Trabalhou Musica de Câmara com os Professores Fernando Fontes, Andrew Swinerton e Olga Prats, onde se salientam as interpretações de obras como o Sexteto de Poulenc e os Quartetos de Rossini. Foi convidado a participar em estágios da Orquestra Juvenil de Lisboa sob a Direcção do maestro C. Bochmann nos anos de 1997 e 1998.
Realizou vários master-classes com os Professores Stefano Canutti e Huges Kestman.
Participou nos Cursos de Instrumentistas e Regentes do Conservatório Regional do Baixo Alentejo na qualidade de Professor de Fagote, Musica de Câmara e Formação Musical.
Desde Outubro de 1998 desempenha as funções de Professor de Fagote, Formação Musical, Iniciação Musical e Coro no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Como Instrumentista realizou a solo o Concerto para Fagote e Orquestra em mi menor de Vivaldi e o Concerto de W.A Mozart, sob a Direcção do maestro José Filipe Guerreiro.
Participou e colaborou com várias orquestras nomeadamente a Orquestra do Algarve, Orquestra do Alentejo e Orquestra de Cascais.
Como fagotista participou ainda em vários projetos e gravações sendo membro do grupo “Adiafa” entre 2002 e 2003.
Foi membro fundador e fagotista do grupo de música antiga “Pax Ensemble Antiqua” tendo realizado concertos em Países como Itália, Malta, Bulgária, Espanha e várias cidades e Vilas de Portugal.
Em Junho de 2012 terminou a licenciatura em Formação Musical e em Dezembro de 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na variante de Formação Musical.
É Maestro da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro.
Leave a Reply