José Micael – Guitarra e Classe de Conjunto – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

José Micael – Guitarra e Classe de Conjunto

Cresceu na Ericeira tendo começado a estudar música na Banda Filarmónica daquela terra com o professor José António Freire, que lhe ensinou solfejo e a base técnica do Saxofone. Em 91 entra para a escola Luís António Maldonado Rodrigues em Torres Vedras. Nesta escola foram seus professores: João Trindade (Guitarra), José Filipe Guerreiro (Formação Musical) e Teresita Marques (Coro). Em 95 participa no Prémio Nacional organizado pela Juventude Musical Portuguesa, tendo chegado à final. Nesse mesmo ano entra para a Escola Superior de Música de Lisboa para a classe de Guitarra do professor Piñero Nagy e posteriormente para a classe do professor António Gonçalves, com o qual concluiu a Licenciatura em 2000. No ano Letivo 2009-2010 concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço ministrado pela Universidade Aberta.  Fez formação nos mais importantes festivais de Guitarra realizados em Portugal; Trofa, Santo Tirso, Estoril e Sernancelhe. Nestes eventos teve a oportunidade de estudar com mestres como: Hopkinson Smith, Davis Russel, Paulo Marquez, Judicael Perroy, Dejan Ivanovic, sendo de destacar os vários cursos que teve com o virtuoso Guitarrista brasileiro Fábio Zanon nas Semanas da Música do Estoril. Como músico realizou inúmeros concertos um pouco por todo o país, quer a solo quer em música de câmara, sendo de destacar as largas dezenas de concertos realizados em Duo com o clarinetista Fernando Pernas (Duo Encore). Recentemente tem realizado vários concertos com o colega violinista Vasken Fermanian com o qual gravou recentemente um CD para a Editora TOCAGRAVAR, com obras de Paganini, Barók e Piazzollla.

Em 2015 grava o seu primeiro CD “Viagem a Solo” com obras de referência do repertório da Guitarra. Participou em programas de rádio da Antena 2, sendo um deles inteiramente dedicado ao seu primeiro disco. Colaborou com a Escola Secundária de Castro Verde, tendo composto a banda sonora de 2 filmes realizados pelo professor de multimédia Joaquim Rosa.

Como docente lecionou na Academia de Música Luísa Todi em Setúbal no ano letivo 99-2000. É professor de Guitarra Clássica e Classe de Conjunto no Conservatório Regional do Baixo Alentejo desde 2000. Escola em que, ao longo dos anos, alguns dos melhores alunos da sua classe conquistaram cerca de 20 prémios ao nível Nacional

Leave a Reply

Your email address will not be published.