José Filipe Guerreiro – Formação Musical e Classe de Conjunto – Conservatório Regional do Baixo Alentejo

José Filipe Guerreiro – Formação Musical e Classe de Conjunto

Natural de Ferreira do Alentejo, iniciou os seus estudos musicais, no Barreiro, com o Prof. David Ferreira. Aos 13 anos, em Beja, continuou os estudos com a Prof. Ernestina Pinheiro. Em 1987 ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, no Curso Geral de Canto Gregoriano, e no Conservatório Nacional de Lisboa, no curso de Violoncelo. Neste período foi discípulo da Professora Ana Domingues, e dos Professores Rui Vieira Nery e Andrej Michalsky, entre outros.

Entre 1990 e 1994 frequentou o curso Superior de Direção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo estudado com os professores Cristopher Bochmman, Roberto Pérez, Antoine Sibertin Blanc, Luís Madureira, Maria Helena Pires de Matos, entre outros. Frequentou vários cursos de direção com os maestros Anton de Beer, Martin Von Tilburg, Benard Tethu, Edgar Saramago, entre outros.

Foi docente na Escola Superior de Educação de Beja, no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Escola de Música Nª Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, na Academia de Música de Santa Cecília em Lisboa, na Academia de Música do Centro Cultural de Beja e na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues em Torres Vedras.

Atualmente é Professor no Conservatório Regional do Baixo Alentejo e no Jardim Infantil Nossa Senhora da Conceição, escola onde desempenha também as funções de Diretor Pedagógico.

Como Maestro trabalhou com as classes do Coro Geral do Instituto Gregoriano de Lisboa, o Coro de Câmara da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, o Coro de Câmara da Academia de Música do Centro Cultural de Beja, o Octeto vocal Pax Ensemble, a Banda e o Coro da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e a Orquestra do Baixo Alentejo (OBA).

Foi responsável por cursos de formação de Instrumentistas e Regentes de Bandas Filarmónicas organizados pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo e pelo Curso de Instrumentistas “Terras del Rey” organizado pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Foi responsável pelos programas de difusão musical no Baixo Alentejo.

Atualmente dirige a Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, a Banda da Sociedade Filarmónica Recreativa de Ferreira do Alentejo, o Coro Vozes de Vidigueira e colabora com o Coro do Carmo de Beja como Organista.